SIGA-NOS:

O que posso fazer hoje?

Oficina Teatrinho ao Palco
“Aprender a ser e a crescer com o Teatro”
As atividades de Expressão Dramática e o Teatro ajudam a criança a desenvolver a sua criatividade e personalidade, contribuindo para a sua formação social e emocional, melhoram a expressão oral e física e ajudam a conhecer-se melhor, a acreditar nas suas capacidades e a saber lidar com os outros.
A Expressão Dramática é um bom meio para a criança encontrar formas de expressão alternativas ao seu quotidiano.
Esta Oficina de formação lúdica-artística consiste num trabalho de iniciação ao jogo dramático e às aprendizagens dos primeiros passos da prática teatral através de jogos de movimento, improvisação e dança, som e música, entrelaçando-os com palavras, jogos e brincadeiras e histórias reais ou do faz-de-conta.
Iniciada em 2013, esta é uma iniciativa do Teatro Art'Imagem em colaboração com a Câmara Municipal da Maia, dirigida a crianças a partir dos 6 anos.
Inscrições abertas
 25/03
Oficina de Teatro da Maia
A Oficina de Teatro da Maia (OTM) é uma iniciativa conjunta do Teatro Art'Imagem e da Câmara Municipal da Maia. Pretende fomentar o espírito crítico, alargar a oferta cultural no concelho e dar continuidade à política de formação de públicos que ao longo de anos temos levado a cabo. É uma proposta pensada para abranger um leque variado de interessados, que vai desde pessoas com alguma experiência teatral até ao simples curioso das artes de palco. Está estruturada em diferentes áreas nucleares para a composição de um espetáculo teatral.
- Interpretação
- Dramaturgia
- Luminotecnia e Sonoplastia
- Produção
 25/03
MAM’23 - MÊS DA ARQUITETURA DA MAIA - “EM PROCESSO”
A Câmara Municipal da Maia, promove, em março e abril de 2023, a próxima edição do Mês da Arquitetura - evento inteiramente dedicado à arquitetura no território da Maia.
Intitulada “EM PROCESSO”, a exposição pretende enfatizar o momento de significativa e iminente transformação, provavelmente irrepetível, em curso no território maiato.
Os trabalhos produzidos nesta edição serão apresentados ao público essencialmente em dois formatos: uma exposição e um programa paralelo de eventos – apresentações, debates e visitas guiadas - que permitam clarificar as propostas expostas, estimular o diálogo e expandir a discussão ao público em geral.
MAM’23 privilegia ambientes imersivos que permitam uma conexão direta com o visitante.
“EM PROCESSO” faz o registo em tempo real de algumas das principais intervenções que estão atualmente a decorrer ou que estão programadas a breve prazo no Município, com destaque para os projetos de índole pública. Arquitetos, assim como profissionais de outras áreas disciplinares, são convocados a apresentar as suas leituras sobre essas transformações, compreendendo-as, explicando-as e complementando-as.
A proposta curatorial do atelier SUMMARY, com coordenação de Samuel Gonçalves, apresenta-se como uma ode à mudança, à evolução urbana e às dinâmicas sociais e económicas de que a Maia é hoje palco.
Contará com as participações de: A Recoletora; Paulo Moreira; Merooficina; Rosmaninho+Azevedo; Oitoo; Teresa Leão e Ana Neiva; Álvaro Siza Vieira; Inplenitus; Alexandre Burmester; José Castro Silva e José Carlos Macedo; aNC Arquitectos; Paradoxo Arquitectura; Eduardo Souto Moura; CEFA/FAUP; Andreia Garcia; Nuno Lopes e Sérgio Amorim; Nuno Travasso; Alexandra Paio; Nuno Brandão Costa; Giuseppe Resta e Fabiana Dicuonzo.
A inauguração está agendada para o dia 10 de março, às 21h30.
 25/03   10:00  
Exposição “Intemporal” de Fernanda Fragoso e Quim Almeida
Está patente no Maia Welcome Center a exposição “Intemporal” de Fernanda Fragoso e Quim Almeida, onde mostra que a Cerâmica e a Porcelana se mantêm intocáveis através dos tempos…. 
Quim Almeida teve como Mestres Albino Moreira, António Bessa, Emilia Lopes. Mas além da pintura e da escultura, a cerâmica é outra das faces da arte que absorve a sua criatividade.
Representado em diversas coleções em Portugal e no estrangeiro, integra no seu curriculum vários prémios em exposições individuais e coletivas
Fernanda Fragoso cedo demonstrou a sua tendência, na técnica de pintura em porcelana. Frequentando diversos seminários de formação com artistas estrangeiros para aperfeiçoamento dos seus dons artísticos é através do seu vasto trabalho, que dá a conhecer publicamente, que não é só no amanhecer da vida que se fazem coisas belas, mas que a experiência de toda uma existência esconde faculdades que revela pela necessidade que tem, de repartir com os outros aquilo que possui… o dom que dela faz parte.
 25/03
Exposição “A Cantiga é uma Arma”
No âmbito das comemorações do 49º aniversário da revolução de 1974, focamos a nossa atenção na música de Intervenção. 
Compostas com o intuito de chamar a atenção de quem a ouve para um determinado problema de certo país, seja ele de origem social, política ou económica, tornou-se muito comum em Portugal durante os últimos anos do Estado Novo e no fervor revolucionário do pós 25 de Abril de 1974. 
Nesta categoria musical encontramos múltiplos grupos e artistas como a Banda do Casaco, Brigada Victor Jara, Carlos do Carmo, Francisco Fanhais, Vitorino, Janita Salomé, José Barata-Moura, Luís Represas, Mário Mata, José Jorge Letria ou José Mário Branco.
Na impossibilidade de falarmos de todos, selecionamos onze nomes que demonstram bem a realidade musical daquela época.
 25/03
Peça do mês - Fragmento de recipiente cerâmico tipo campaniforme
Fragmento de recipiente cerâmico tipo campaniforme proveniente da Bouça. A decoração da cerâmica é uma das características deste período cronológico. O objeto faz parte do espólio de Arqueologia da Câmara Municipal da Maia em exposição no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, inserido na exposição “5000 anos de História, um Olhar Inclusivo”.
 25/03
Lançamento do livro e inauguração da exposição
Será apresentada a publicação e inaugurada a exposição “Arte em Espaço Público”, uma exposição que propõe uma nova leitura sobre o conjunto, explorando a transposição dos conteúdos editoriais da folha de papel para o espaço tridimensional.
“Arte em Espaço Público” é uma coleção de publicações, promovida pela Câmara Municipal da Maia, que tem por objetivo reunir um conjunto de obras realizadas e disseminadas pelo território da Maia, lançando diálogos entre a cidade e as diferentes práticas artísticas que nela se manifestam. Este primeiro volume explora uma seleção de 60 obras de escultura e instalação, concebidas entre o século XIX e o ano de 2022.
Tirando partido do potencial das ferramentas do design gráfico na representação e interpretação de dados, estabelecem-se relações visuais e análises comparativas que permitem expandir leituras sobre as obras de arte no espaço público da Maia.
 25/03   21:30  
Mais uma edição do "Atreve-te e leva"
Este projeto pretende oferecer aos leitores a possibilidade de requisitar kits literários surpresa.
Cada kit literário terá uma temática diferente e será constituído por vários documentos - livros, jogos, DVD e CD - selecionados pela equipa técnica da Biblioteca.
Desafiaremos assim o leitor a explorar o tema que mais lhe agrada mesmo não sabendo com que autor ou realizador se irá deparar.

 25/03
Exposição “A Maia e a sua Gente”
É habitual dizer-se que o maior património de uma terra é o seu povo.
A Maia não é exceção.
Aqui faremos uma incursão pela “nação” da Maia, numa viagem pelo séc. XX maiato.
Reviva através de imagens, as pessoas, os momentos marcantes, as efemérides, as conquistas de gente que marcou a nossa terra.

 25/03
Exposição Permanente “Identidade e Território”
Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.

[email protected]

Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação
 25/03
Etiquetas
Natureza Gastronomia
O que posso fazer hoje?