SIGA-NOS:

O QUE POSSO FAZER HOJE?

Exposição “Marta Silva Tempos de Cenografia”
Exposição “Marta Silva Tempos de Cenografia”, uma retrospetiva de cenografias criadas para o Teatro Art'Imagem na Galeria de Exposições da Quinta da Caverneira.

Esta exposição propõe uma retrospectiva através da seleção de desenhos, maquetas e fotografias, revisitando algumas criações criadas para o Teatro Art'Imagem. São tempos precisos de apresentação das ideias e reformulações durante o processo criativo da cenografia.

Programação Regular de Teatro da Quinta da Caverneira

Teatro Art'Imagem / C.M. Maia
 25/04
Exposição "Cores Vistas de Dentro para Fora"
Uma caminhada sem sentido único, entre as múltiplas paisagens criadas por quinze artistas e absorvidas para o interior do museu.

De dentro para fora e de fora para dentro: quase parecem frases, herdadas de Hermes Trismegisto, a sustentarem ideias circulares que nos fazem pensar no tempo. O tempo cíclico que subsiste em Aión, um dos três deuses do Tempo na Mitologia Grega, ladeando Kairós e Kronos. As coisas poéticas transmutam-se na alquimia da perceção estética, para gáudio dos visitantes e dos residentes de Arte.

As obras pensadas convertem-se em objetos de fruição, reunidas sob égide de cores vistas de dentro para fora. O movimento quieto que faz ver de dentro para fora assume aceções diferenciadas, quando se pensa numa exposição alojada na Fundação Gramaxo, ocupando as salas desenhadas pelo Arquiteto Siza Vieira.

Quem olha para além dos muros, que ladeiam o grande edifício geométrico, não adivinhará as pérolas artísticas que nele se guardam e albergam. Por um lado, a magia do colecionismo de Maria de Fátima Gramaxo, num leque variegado de tipologias, entre pinturas, aguarelas e peças de artes decorativas, assim instituindo uma viagem no tempo. Os eixos conceituais estão fidelizados à experiência proporcionada pela visita caminhada na Fundação, considerados os edifícios e a envolvência natural e paisagística.
 25/04   10:00  
Exposição “Wood Art”
O Maia Welcome Center recebe a exposição “Wood Art”, de Hugo Pinto.

HUGO PINTO

Nasceu em Leça do Balio a 3 de outubro de 1975.

A exposição “Wood Art” apresenta várias peças de Hugo Pinto, que mostram … através da visão deste atento apreciador de arte …  a entrega e a paixão que investe, na elaboração de trabalhos em madeira.

A par da sua atividade profissional e sendo um autodidata … diz que os desafios são para serem superados … apresenta esta exposição para alargar horizontes e recriar a imaginação de alguns tópicos fundamentais nesta expedição. 

O gosto por trabalhar o que a natureza dá, é bem evidente na escolha dos materiais utilizados - a madeira e a cortiça, essencialmente.

O traço simples e “limpo” deste autor projeta, no subconsciente de quem aprecia as peças, uma sensação de paz, de calma e de uma ligação imediata à terra e à natureza.

Peças com arte, de um artista que fala através das peças que cria.
 25/04   10:00  
Oficina de Teatro Sénior 2024
Oficina de Teatro Sénior, para maiores de 50 anos, às egundas e quartas das 15h00 às 17h00.

Formadora Andreia Macedo.

Fundada em 2011, numa iniciativa da Câmara Municipal da Maia em colaboração com o Teatro Art´Imagem, esta oficina teatral destina-se a todas as pessoas com mais de 50 anos e pretende convocar e juntar, através do teatro, um grupo de pessoas em “idade maior” para uma experiência lúdica e artística, sensibilizando-os para a intervenção directa nas actividades culturais e artísticas do concelho, no exercício de uma cidadania participativa. Uma actividade que pretende, também, (re)lembrar e/ou actualizar experiências já vividas, (re)conhecer técnicas teatrais ou actualizar as que já se conhecem. Partilhar um trabalho colectivo e construção de um espectáculo/exercício final para apresentação pública.  O Teatro é acção, corpo e movimento, trabalho de grupo, arte, crítica e reflexão e também conhecimento e cultura, entretenimento e vida!
 25/04   15:00  
Peça do mês de abril - Fragmento de Recipiente cerâmico
Fragmento de recipiente Cerâmico decorado do período medieval, proveniente da freguesia de Santa Maria de Avioso.

Este objeto faz parte do espólio de Arqueologia da Câmara Municipal da Maia em exposição no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, inserido na exposição “5000 anos de História, um Olhar Inclusivo
 25/04   10:00  
Exposição "Livros de Abril"
Abril é sinónimo de liberdade.

Essa também se faz sentir na publicação de inúmeros livros brochuras políticas. Inclui seleção de publicações relacionadas com a efeméride.


 
 25/04   09:30  
Oficina "Contos com Andersen"
Oficina de incentivo à leitura, criativa e divertida! Nesta oficina podes ficar a conhecer um puco da vida de Hans Christian Andersen, um dos mais importantes escritores de contos.

Público alvo: dos 8 aos 12 anos

Atividade sujeita a marcação (máximo de 6 crianças)
 25/04
Biblioteca “Traz e leva”
A Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia através da Biblioteca Municipal proporciona aos nossos munícipes a possibilidade de difundir a troca e oferta de livros num só mesmo espaço. Os interessados em participar podem escolher bem como, disponibilizar de forma livre e gratuita livros à sua escolha que estejam em bom estado de conservação.

Boa viagem!

 

 

 
 25/04
Mês do Livro e da Leitura 2024
A Festa do Livro e da Leitura decorre no mês em que se celebra o Dia Internacional do Livro Infantil, 2 de abril, e o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, 23 de abril.

Neste âmbito, está previsto um conjunto de atividades, nomeadamente: encontros com escritores, oficinas, óscares da leitura, horas do conto, sugestões de leitura, entre outras.

 
 25/04
Exposição "Abril na visão de Salgueiro Maia
50 Anos do 25 de Abril na Maia

Salgueiro Maia era um desconhecido até 24 de abril de 1974. Depois desse dia, transformou-se num dos rostos da Revolução dos Cravos.

Quase inconscientemente, saiu de Santarém em direção a Lisboa, juntamente com 240 homens numa coluna de 10 carros de combate, dirige-se ao Quartel do Carmo e torna-se numa figura incontornável deste período histórico.

A partir da entrevista realizada em 1992 por João Paulo Guerra, Salgueiro Maia deixou-nos um último testemunho sobre aqueles dias.

Esta será mais uma forma de evocar Abril, inserida na programação das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril levado a cabo pelo Município da Maia.
 25/04
“Kioskzine – Especial Liberdade”
No âmbito das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal da Maia promove, no dia 18 de abril, quinta-feira, às 19h00, no Fórum da Maia, a apresentação de “Kioskzine – Especial Liberdade”, um projeto desenvolvido pela Associação Cultural Dez Quinze, que consubstancia o lançamento de uma publicação e a inauguração de uma exposição fotográfica.

“Kioskzine – Especial Liberdade” tem como propósito maior celebrar o meio século da “Revolução dos Cravos”, convocando para o efeito o labor de Carlos Gil e Guilherme Silva que fizeram a cobertura dos acontecimentos em Lisboa, e de Rui Mendes e Sérgio Valente que acompanharam os eventos no Porto.

A exposição, patente até 12 de maio no Fórum da Maia, apresenta 20 fotografias, 5 de cada um destes fotógrafos que, apesar de menos divulgados junto do grande público, possuem um trabalho de elevado valor artístico e documental, registando as manifestações ocorridas num período alargado, pré e pós 25 de Abril.
 25/04
“O Legado de Abril”
“O Legado de Abril”, representa o culminar dos projetos criativos apresentados pelas escolas do Município da Maia, desenvolvidos em contexto escolar. Resultado de um convite à reflexão sobre o impacto histórico, político, económico e social da efeméride, alunos e professores apresentam a sua visão criativa sobre a Liberdade e a Revolução. Através de múltiplas formas de expressão artística, pretende-se aqui proceder ao fortalecimento ativo dos elos de ligação existentes entre passado, presente e futuro, tendo como propósito maior destacar junto da comunidade, especialmente dos mais jovens, a importância inestimável do 25 de Abril de 1974.
 25/04   10:00