SIGA-NOS:

O QUE POSSO FAZER HOJE?

Programa Serviço Educativo da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia até agosto de 2025
O Serviço Educativo da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia tem como principal objetivo ser um agente ativo de educação não formal, junto da Comunidade Maiata, especialmente das famílias, das comunidades escolares e das instituições culturais e de solidariedade social, promovendo uma pedagogia em áreas diversas, mas complementares, como as artes, o ambiente e a inclusão social.

Através de inúmeras iniciativas, em que o caráter lúdico é privilegiado, pretende-se estimular a criatividade, proporcionar novos olhares e experiências, desenvolver o sentido crítico, promover o gosto pelas tarefas executadas em equipa, incutir o respeito pela diversidade e estimular as práticas de cidadania.

Todo o programa educativo é pensado para se poder adaptar aos diferentes interesses dos participantes, num contexto em que a imaginação e a criatividade ditam as regras fundamentais para a sua concretização.

Veja aqui o Programa completo
 12/01
Natal no Corim - Exposição “Brinquedos de outros tempos”
Uma oportunidade única a miúdos e graúdos de refletir sobre o rico património cultural e histórico que é o brinquedo, numa visita guiada e comentada.

Parceria com a Câmara Municipal de Valongo, associado da Lipor
 12/01   09:30  
UIVO 14 – Mostra de Ilustração da Maia
“UM UIVO QUE CONTAGIA”

A Câmara Municipal da Maia promove a 14ª edição da UIVO - Mostra de Ilustração da Maia, em exibição nas Galerias do Fórum da Maia e em espaço público.

Tem inauguração agendada para o dia 7 de dezembro, às 18h.

Conheça melhor o Programa.

A UIVO é um evento cultural anual, dedicado à ilustração que visa celebrar e promover o trabalho de ilustradores e artistas visuais nacionais e internacionais, proporcionando uma plataforma para a exibição de ilustração em diversos estilos e formatos e para o fomento do pensamento sobre a ilustração contemporânea.

Com curadoria e programação de Cláudia Melo, esta edição apresenta-se como “UM UIVO QUE CONTAGIA” com uma estratégia de disseminação da Ilustração para além das galerias do Fórum da Maia e com novas rúbricas de programação, apostando em projetos mais participados e realizados com a colaboração das comunidades, e muitas novidades.

IMAGENS e PATOLOGIAS é o tema da Mostra deste ano, que explora a condição da Imagem contemporânea através de categorias como a ilustração analógica (interrogando a necessidade de a ela voltarmos ou nela permanecermos), contrapondo com a imagem digital, a manipulação tecnológica, o uso crescente de inteligência artificial para a criação de imagens e uso recorrente de filtros e ferramentas digitais para gerar a “imagem perfeita”. Por outro lado e de forma mais metafórica, abordam-se as representações visuais que exploram ou refletem aspetos perturbadores, disfuncionais ou utópicos, da condição humana.

Os conceitos de desgaste, verdade e tempo da imagem, crítica social, simulacro, ficção, universos paralelos, imagens geradas por IA, imposição da imagem (espaço público e mass media), manipulação, deepfake-cheapfake são constantes nas obras dos 25 artistas nacionais e internacionais representados na exposição e nas intervenções da programação paralela.

A arte, neste caso específico, a ilustração, torna-se assim um espaço vital para a crítica e a reflexão sobre a nossa relação com a imagem e o mundo.

Artistas

Ana Biscaia, André Carrilho, Andrei Riabovitchev, Bruno Borges, Chris Maestas, ClownVamp, Cristiano Salgado,Cristina Viana, Dejan Ilic, Elena Lazutina, Gonçalo Viana,Henry Daubrez, Jess Macormack, Katie Morris, Luís Louro, Margarida Olo, Mariana Neves, Mário Moura, Oficina Arara, Osmani Simanca, Paula Delecave, Pedro Brochado, Pedro Lourenço, Pedro Simões, Ricardo Gritto e Zac Krevitz.

 
 12/01
Coleção Fora do Cofre - Reflexos do Imaginário
Desvendando tesouros: Obras de Arte da Coleção da Câmara Municipal da Maia

A Câmara Municipal da Maia promove, entre 3 de dezembro e 23 de fevereiro, no Fórum da Maia, uma nova mostra “Coleção Fora do Cofre”. Nesta quinta edição, iremos transformar o espaço através das mais fascinantes ilustrações.

A Ilustração é uma forma de arte visual que pode comunicar ideias, contar histórias e expressar emoções de uma maneira única. Além de sua função estética, pode também ter um papel informativo. A Ilustração pode variar em estilo, técnica e propósito, desde ilustrações infantis vibrantes até peças mais abstratas ou conceptuais. É uma forma versátil de expressão que permite que artistas traduzam as suas visões de maneiras que podem impactar o espectador de forma profunda.

Reflexos do Imaginário é uma exposição de Ilustração que convida o público a explorar os diversos mundos que habitam a mente humana. Por meio de uma seleção cuidadosa de obras, a exposição irá destacar o papel da imaginação na criação artística, apresentando ilustrações que refletem sonhos, memórias e fantasias.
 12/01
"Momentos VisitMaia" – Exposição de fotografia
A Unidade de Turismo da Câmara Municipal da Maia, ao longo de um ano, desenvolve uma série de atividades e eventos, pensados para quem visita, estuda, trabalha e vive no concelho. Nesses acontecimentos são captadas imagens que ajudam a viver, sentir e recordar, quando um ano termina e outro começa.

Nesta exposição de fotografia mostramos alguns desses momentos especiais para a Unidade de Turismo, que aconteceram em 2024 e do qual, certamente, fez parte.

A exposição abre ao público, no dia 11 de janeiro, às 15h00.

Se não puder estar connosco neste dia, saiba que poderá visitar a exposição até 26 de janeiro.

Venha celebrar connosco mais um momento VisitMaia.
 12/01