SIGA-NOS:

O QUE POSSO FAZER HOJE?

Programa Serviço Educativo da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia até agosto de 2025
O Serviço Educativo da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia tem como principal objetivo ser um agente ativo de educação não formal, junto da Comunidade Maiata, especialmente das famílias, das comunidades escolares e das instituições culturais e de solidariedade social, promovendo uma pedagogia em áreas diversas, mas complementares, como as artes, o ambiente e a inclusão social.

Através de inúmeras iniciativas, em que o caráter lúdico é privilegiado, pretende-se estimular a criatividade, proporcionar novos olhares e experiências, desenvolver o sentido crítico, promover o gosto pelas tarefas executadas em equipa, incutir o respeito pela diversidade e estimular as práticas de cidadania.

Todo o programa educativo é pensado para se poder adaptar aos diferentes interesses dos participantes, num contexto em que a imaginação e a criatividade ditam as regras fundamentais para a sua concretização.

Veja aqui o Programa completo
 31/03
Inscrições Turismo Sénior 2025
A Câmara Municipal da Maia leva a efeito pelo 29.º ano, o Programa Municipal de Turismo Sénior da Maia que tem como objetivo principal, proporcionar um “dia diferente” - com atividades culturais e de lazer - para os seniores a partir dos 65 anos.
 31/03   09:30  
Exposição Siza+Souto de Moura
Uma exposição de dois olhares que acompanharam a realização de dois projetos de dois nomes maiores da arquitetura contemporânea mundial. Uma iniciativa que revela o trabalho recente dos dois arquitetos portugueses galardoados com o Prémio Pritzker, com a fotografia enquanto meio de interpretação e memória arquitetónica.

A exposição, idealizada por Nuno Miguel Borges, parte de uma seleção de imagens, pelos autores André Príncipe e António Júlio Duarte, dos ensaios fotográficos realizados para os livros "Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça", de Eduardo Souto de Moura, e "Fundação Gramaxo", de Álvaro Siza.

No Fórum da Maia, vão estar expostas 90 fotografias.

Nas 45 fotografias do projeto de Alcobaça, acompanhamos o olhar de André Príncipe pelo Claustro do Rachadouro, primeiro no seu estado de abandono, passando depois pelas obras de adaptação dos diferentes espaços do edifício a um hotel de cinco estrelas e terminando nas imagens de um Monumento Património Mundial da UNESCO, dignificado pela reabilitação inteligente e culta de Eduardo Souto de Moura.


Nas restantes 45 fotografias, seguimos a câmara fotográfica de António Júlio Duarte ao longo de 4 anos. Primeiro, num prado com um enorme tanque de granito e algumas árvores majestosas, depois acompanhando todos os trabalhos de construção que ergueram o projeto, terminando no registo cuidado e atento à arquitetura de Álvaro Siza. Fazem também parte da exposição imagens do universo do arquiteto (a escultura, o design e o ateliê). que foram realizadas para o livro.

A inauguração realiza-se no dia 8 de março, sábado, às 17h00.
 31/03
3ª edição do “Torneio de Oratória Português"
Se tens entre os 14 e os 16 anos, e estudas numa escola privada/pública do Município da Maia, convidamos-te a participar na 3ª edição do “TORNEIO DE ORATÓRIA PORTUGUÊS, a realizar entre fevereiro e março de 2025.

Trata-se de um Concurso Nacional de Oratória desenvolvido pela Associação Portuguesa de Oratória - TOP TALKS, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, que desafia os jovens como tu a assumirem a sua voz, o seu talento e o seu pensamento crítico.

Encontram-se abertas as inscrições, aos primeiros 30 jovens, que queiram arriscar e aprender!

O primeiro momento será um workshop com profissionais da área no dia 24 de fevereiro, no Pequeno Auditório do Fórum Maia, seguida de uma semi-final e a final no Coliseu do Porto, em março.


Todos os alunos finalistas serão premiados assim como a Escola do aluno vencedor que recebe o valor de 500€, oferecido pelo Continente – Missão Continente.

As inscrições devem ser feitas aqui

Mais informações aqui
 31/03
Exposição "Vasos Comunicantes, Olhar escritas / Ler imagens"
No fio do tempo, palavras encontram imagens, narrativas entrelaçam-se, significados surgem e esbatem-se. Em "Vasos Comunicantes, Olhar escritas / Ler imagens", a arte respira entre a caligrafia e a matéria, entre o que se vê e o que se lê.

Atravessamos este percurso guiados por Adelina Lopes, Ana Vidigal, António Olaio, Avelino Sá, Beatriz Albuquerque, Eduardo Batarda, Emerenciano, Joana Rego, João Louro, João Vieira, Lenora de Barros, Nazareno, Paulo Climachauska, Pedro Pousada, Pedro Proença, Rosana Ricalde, Rute Rosas e Sofia Pidwell.

E ainda, no fio da memória, reencontramos Alighiero Boetti, Ana Hatherly, Anna Maria Maiolino, Antoni Muntadas, A.R. Penck, Cildo Meireles, Da Rocha, Daniel Blaufuks, Donald Baechler, Emerenciano, Gerardo Burmester, Gerhard Merz, Miguel d’Alte, Joseph Beuys, Nelson Leirner, Pistoletto e Zulmiro de Carvalho.

Aqui, as criações artísticas são bens afetuosos, as ideias trocam-se como quem respira, os sentidos tocam-se na subtileza do olhar.

Para quem gosta de escutar imagens e ver palavras.

Para quem sente a arte como um eco que nos atravessa.


A inauguração está agendada para o dia 8 de março às 16h00.

Contam com a sua presença
 31/03
Inscrições para as Férias Culturais da Páscoa 2025
As Férias Culturais são um projeto da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia, que surge da vontade de partilhar com as crianças e jovens o património cultural do concelho, proporcionando tempo de qualidade no calendário não escolar.

Esta edição das Férias Culturais da Páscoa destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, e decorrerá de 7 a 11 de abril.

A experiência inclui oficinas, visitas a locais de interesse, jogos, dinâmicas de conhecimento e muito mais.
 31/03
Peça do mês de Março 2025
Fragmento de recipiente cerâmico proveniente do Recinto de Fossos da Forca

Este objeto faz parte do espólio de Arqueologia da Câmara Municipal da Maia em exposição no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, inserido na exposição “5000 anos de História, um Olhar Inclusivo”.
 31/03
Maia a sorrir para uma coleção de marcadores de livros
A Biblioteca Municipal acolhe a magnifica coleção de Guida Bruno, bibliotecária aposentada e colecionadora de marcadores de livros desde 1991. Esta possui uma coleção com 72 mil exemplares catalogados, de diversas temáticas e diversas origens.

São objetos que não só marcam leituras interrompidas, mas que também nos mostram a evolução da escrita, dos diversos acordos ortográficos pelos quais a própria escrita se foi adaptando e o diferente design utilizado na publicidade.

São também uma mostra dos hábitos sócio-culturais das diferentes épocas.
 31/03
Ciclo de Conversas “Siza + Souto de Moura”
No âmbito da exposição "Siza + Souto de Moura", realiza-se, entre 22 de março e 3 de maio, um ciclo de conversas com arquitetos, designers, fotógrafos e artistas, promovendo o debate sobre arquitetura, fotografia e edição.

Programa

22 de março, 16h00 – João Gomes da Silva, João Bicker, Graça Correia, António Júlio Duarte

29 de março, 16h00 – José Neves, Rui Chafes, Camilo Rebelo, André Príncipe

12 de abril, 16h00 – Alberto Caetano, Óscar Faria, Nuno Valentim, Francisco Vieira de Campos

3 de maio, 16h00 – And Atelier, Carvalho Bernau, Macedo Cannatà, Susana Lourenço Marques

A exposição, patente no Fórum da Maia até 4 de maio, baseia-se nos livros Fundação Gramaxo e Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, reunindo 90 fotografias de André Príncipe e António Júlio Duarte. As imagens documentam a transformação de dois projetos emblemáticos de Siza Vieira e Souto de Moura.
 31/03