SIGA-NOS:

Eventos

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
Janeiro / 2024
Exposição “O Homem da Máquina de Escrever”
A Exposição “O Homem da Máquina de Escrever” celebra o Centenário do Nascimento de Fernando Campos e tem inauguração agendada para o dia 4 de julho, às 18h00. Integrando o Programa das Comemorações do Centenário do Nascimento de Fernando Campos (1924-2017), a Câmara Municipal da Maia, promove a exposição “Fernando Campos - O Homem da Máquina de Escrever”. A exposição decorrerá no Fórum da Maia de 4 de julho a 22 de setembro, celebrando a vida e obra deste destacado escritor, com um enfoque na “palavra” e no seu percurso literário. Sobre Fernando Campos Nascido em Águas Santas, Maia, Fernando Campos destacou-se como professor, investigador, ensaísta e ficcionista, deixando um legado inestimável na literatura portuguesa. Licenciado em Filologia Clássica pela Universidade de Coimbra, publicou várias obras didáticas e de investigação etimológica e literária. Entre os seus trabalhos destacam-se "Prosadores Religiosos do Séc. XVI", "A Sala das Perguntas", "A «Vida de S. Teotónio», uma Fonte de Os Lusíadas?", "O Prisioneiro da Torre Velha" e "O Cavaleiro da Águia", um romance histórico que tem como protagonista D. Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador. O seu primeiro romance, "A Casa do Pó", publicado em 1986, revitalizou o romance histórico em Portugal e alcançou sucesso internacional com edições em França e na Alemanha. Outras obras notáveis incluem "Psiché" (1987) e "O Pesadelo de dEus" (1990), onde explorou temas metafísicos e religiosos, demonstrando a sua versatilidade literária. Residente em Lisboa, Fernando Campos lecionou no ensino secundário e terminou a sua carreira na Escola Secundária Pedro Nunes, onde foi amplamente respeitado por alunos e colegas. Em 1995, recebeu o Prémio Eça de Queirós da Câmara Municipal de Lisboa, em reconhecimento pelo seu contributo à literatura portuguesa. A Exposição A exposição “Fernando Campos - O Homem da Máquina de Escrever” visa não só homenagear Fernando Campos, mas também oferecer ao público uma oportunidade de redescobrir a sua genialidade através da escrita. O Vereador do Pelouro da Cultura, Mário Nuno Neves, destaca que “Lembrar e homenagear Fernando Campos é lembrar e homenagear um maiato que revelou a sua genialidade pela escrita, exprimindo através dela a sua imensa erudição, criatividade e sensibilidade... um dos sinais da sua imensa inteligência.” Programa Exposição - “Fernando Campos - O Homem da Máquina de Escrever” 4 de julho a 22 de setembro Visitas guiadas à exposição Pré-escolar a jovens até ao 9º ano 5 de julho a 20 de setembro Por marcação 21 de julho, 10h30 Oficinas para famílias* “Eu e a minha máquina de escrever” Crianças a partir dos 4 anos 1 de setembro, 10h30 “Um título, várias histórias” Crianças a partir dos 6 anos
  04/07   10:00  
Dia Mundial do Turismo 2024
A Câmara Municipal da Maia organizou, para o dia 27 de setembro, um conjunto de iniciativas para todos os públicos e todas as idades, para comemorar o Dia Mundial do Turismo. As iniciativas terão início na Junta de Freguesia de Moreira e prolongam-se até ao final da manhã, com o seguinte programa: 10h00 - Inauguração das Comemorações do Dia Mundial de Turismo no auditório da Junta de Freguesia de Moreira, seguido de um “Momento Poético” com visualização de um vídeo produzido especialmente para esta data; 11h00 - No espaço ajardinado do Parque Urbano de Moreira, haverá um “Momento Relax / Zen” com uma aula de Tai Chi, realizada pelo Prof. José Alberto, em colaboração com o Departamento de Desporto da Câmara Municipal da Maia; 12h00 – “Momento Gastronómico” de degustação, com a Chef de Cozinha, Teresa Rebelo, que consistirá na prova de três receitas tradicionais afetas ao projeto MALGA e à valorização do produto gastronómico (Papas de Nabiça Bola de Cebola Leite Creme de Milho). Todos os participantes serão contemplados com um kit de oferta, que consistirá num tote bag, equipado com uma t-shirt branca visitmaia 1 garrafa de água para apoio à realização da aula desportiva e algumas lembranças alusivas ao tema da paz e turismo; Para participar nas Comemorações do Dia Mundial de Turismo, cada participante deverá realizar aqui a sua inscrição, até ao próximo dia 23/09. Inscreva-se mas não se demore... as inscrições encerram a 23 de setembro. Celebre connosco o Dia Mundial do Turismo.
  27/09   10:00  
“O que é um espaço de liberdade?” - Mês da Arquitetura da Maia
No ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal da Maia, a propósito do Mês da Arquitetura da Maia (MAM), lança o repto aos arquitetos Ana Resende e Nuno Melo Sousa para fazer a curadoria de uma exposição em diálogo com a data comemorativa. Para responder ao desafio, os curadores convidaram 50 arquitetas e arquitetos a refletir sobre a pergunta “O que é um espaço de liberdade?”. Cada um dos participantes contribuiu com um texto e um complemento em forma de imagem, desenho, vídeo, som ou objeto. A partir desses convites, surgiram respostas provenientes de mais de 35 países, como Brasil, Chile e EUA (América), Alemanha, Espanha e Ucrânia (Europa), Angola, Gana e Zimbábue (África), Barém, China e Japão (Ásia), e Austrália (Oceania), para citar alguns deles. Álvaro Siza, Animali Domestici, aoa architects, Bernard Khoury, Carlos Nogueira, Ciro Miguel, Civil Architecture, Cryptic.K, Daryan Knoblauch, Dominique Petit-Frere (Limbo Accra), DUA Studio, Eduardo Longo, Elvira Solana Rico, Field Atelier, Grandeza Studio, Hélène Frichot, Hui Pan, Irina Davidovici, Ivo Barão, Jack Self, Javier Agustín Rojas, Jesús María Aparicio, Julia Albani, Kevin Mark Low, LCLA Office, Luísa Penha, Marc Leschelier, Margarida Waco, Maria Helena Rente e José Carlos Portugal, Mariana Pestana e Joana Pestana, Maruša Zorec, Mary Duggan, Matteo Ghidoni, METALAB, Noura Al Sayeh-Holtrop, Oliver Wainwright, Paula Nascimento, Peggy Deamer, Satoko Shinohara, Sean Godsell, Smiljan Radic, Tatiana Bilbao ESTUDIO, TEd'A, Thandi Loewenson, Tomoaki Uno, Tosin Oshinowo, Valerio Olgiati, WOJR, Wolff Architects e Yasmeen Lari são as 50 contribuições para a exposição. O Mês de Arquitetura da Maia inaugura a 5 de outubro, às 18 horas, no Fórum da Maia. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal da Maia e fica patente até 3 de novembro. Mais informações do projeto podem ser acedidas no www.mam24.pt Entrada livre.
  05/09   18:00  
“Nunca é tarde demais …” - Exposição de Pintura de Helena Ruão
Exposição de pintura “Nunca é tarde demais …”, de Helena Ruão. Notas sobre a artista: Maria Helena Ruão tem 74 anos e nasceu em Angola. Autodidata, pois a vida não lhe proporcionou ter aulas de pintura, que foi e é a sua grande paixão. Veio para Portugal em 1975 primeiro para Paredes e depois para a Maia em 1999. Pintou o seu primeiro quadro com 19 anos e fez dois interregnos por força de indisponibilidades da vida. Aquando do confinamento e por incentivo de alguns amigos, e para ocupar o tempo, voltou a pintar e não mais parou. Frequenta também uma Universidade Sénior onde estuda inglês e História do Porto e canta na Tuna. É uma maneira de continuar ativa. O seu tema preferido é a mulher, mas também adora pintar retratos e motivos africanos por razões obvias. Continua com o mesmo prazer de pintar, sentindo-se completamente feliz e realizada. 
  07/09   15:00  
O que posso fazer hoje?